A Tuttonline

31/01/2019

A evolução dos motores Cummins no Brasil

Dificilmente alguém discordará que o motor é o coração do caminhão, afinal de contas, trata-se de uma das peças mais importantes do veículo. Logicamente que todos os componentes do caminhão são essenciais para o funcionamento do mesmo. Mas sem o motor ninguém vai pra frente.

A Tuttonline atua no mercado de peças para caminhões apoiada por uma equipe experiente e com especialização confirmada, com muitos anos de serviços prestados em favor dos caminhoneiros. Apesar de nossa empresa ser relativamente nova, experiência profissional no ramo é o que não falta para nosso staff!

Sabemos da importância de equipar os caminhões com um motor de boa procedência a fim de extrair o máximo de aproveitamento do veículo, economizar com manutenção e evitar diversas dores de cabeça, como acidentes ou panes na estrada.

No Brasil (e no resto do mundo), os motores Cummins possuem grande aceitação por parte dos usuários. Para se ter uma ideia da utilização dos motores Cummin no território nacional, a principal fábrica da marca (instalada em Guarulhos-SP) tem capacidade de produção de 500 unidades de motores por dia! Impressionante, não?

A popularidade dos motores Cummins em terras tupiniquins não ocorreu por acaso. A empresa conta com 04 polos instalados na região de Guarulhos voltados exclusivamente para a pesquisa e desenvolvimento de motores, além de fabricar outros componentes, como filtros e geradores. Também mantém um centro de distribuição de peças para atender a demanda do mercado de reposição.

Vale lembrar que a Cummins tem proporções mundiais! Para atender toda a demanda, a empresa desenvolve plataformas globais de motor que serão redistribuídas para as outras fábricas ao redor do mundo.

Isso quer dizer que os motores são desenvolvidos de uma maneira genérica no exterior e ‘adaptados’ posteriormente, para atender as características singulares de cada tipo de mercado.

No Brasil, por exemplo, possuímos algumas características específicas. Por aqui encontramos estradas de primeiro mundo e estradas nada convidativas para uma viagem de caminhão.

Também existem diferenças gritantes na qualidade do combustível entre uma região e outra, mudanças constantes das condições climáticas… enfim, são diversos fatores que influenciam diretamente na maneira como o motor opera.

Ao efetuar a adaptação dos motores a Cummins permite que o usuário aproveite o máximo de força e qualidade que o motor pode oferecer, transformando-o num ótimo custo benefício. Todo esse cuidado com sua linha de produção elevou os motores de caminhão Cummins para o topo da lista de motores preferidos no Brasil.

O sucesso no mercado de motor de caminhão talvez não tivesse sido imaginado no distante ano de 1919, quando a Cummins surgiu para o mundo com o objetivo de aproveitar uma recente demanda, fruto do grande desempenho que o diesel oferecia aos veículos pesados, como caminhões e tratores.

De lá pra cá os motores Cummins evoluíram muito, passando por algumas transformações ao longo do tempo. Vamos dar uma olhada na evolução dos motores Cummins no Brasil?

MOTOR PRA CAMINHÃO CUMMINS

Cummins Motores

A Cummins atua na produção de diversos tipos de motores para diversos segmentos do mercado. Além de caminhões de todos os portes, picapes, ônibus, aplicações estacionárias, máquinas de construção, equipamentos agrícolas, máquinas para mineração e aplicações marítimas também podem contar com motores Cummins.

Em 1971 a Cummins começou sua linha de produção no Brasil. De lá pra cá seus motores sofreram diversas modificações a fim de se enquadrarem às transformações da sociedade.

Motor Série NT – 1971

O primeiro motor fabricado em território brasileiro pela Cummins foram os Motores da Série NT. Tratava-se de um modelo de motor comercial com sistema de geração de potencia que oferecia uma gama de funcionalidades, confiança e versatilidade para caminhões e outros veículos de potência primária.

Motor Série C – 1986

Já no ano de 1986 a Cummins lançou o motor cummins serie c. Apresentando novidades, esse tipo de motor cummins funciona numa faixa de potência considerada baixa, de 210 cv até 310 cv.

Isso permite que o motor série C Cummins trabalhe mais solto na sua faixa de potência, sendo pouco exigido, mas distribuindo torque suficiente para os trabalhos pesados. Além do mais, o trabalho com giro mais baixo é compensado pela relação com o diferencial.

Motor Série B – 1994

Oito anos depois, o motor Série B surgia para manter a linhagem de motores Cummins em alta. Usado com frequência para aplicações em equipamentos de construção e automotivos, o motor série B cummins também era opção para máquinas agrícolas e geradores.

Esse modelo apresenta excelente desempenho tanto na cidade como no campo, oferecendo altos níveis de produtividade principalmente pelo a seu cárter desenvolvido especialmente para proporcionar resultados superiores aos modelos da mesma categoria.

O cárter do motor série B, dentre outras características, proporciona durabilidade e um baixo nível de ruído com capacidade de redução de vibração, aumentando o conforto do usuário. Também possui dimensões reduzidas, relação peso/consumo elevada e facilidade nas partidas a frio.

Motor ISB4 e Motor ISB 6 – 2003

Em 2003 a empresa novamente revolucionou sua linha de motores ao lançar o modelo ISB 4 e ISB 6 (ISBe 4 e ISBe 6), 3ª geração de motores eletrônicos da Cummins.

Ambos os modelos vêm equipados com o Módulo Eletrônico de Controle (ECM), com o qual é possível diagnosticar eventuais falhas e até mesmo acusar ocorrências com o intuito de evitar futuras complicações ao usuário.

Além do mais, com o uso de um software específico (Insite), mecânicos e técnico visualizam problemas através de desenhos e conexões do motor, aperfeiçoando os reparos e manutenção.

Esses modelos, também conhecidos como motor Cummins Interact,  tem um sistema automático de ampliação de potência em momentos que o motor é mais exigido, retornando ao normal quando cessar a necessidade de esforço extra, melhorando seu consumo. Ele ainda oferece maior durabilidade, mais potência e menor ruído.

Motor Euromec III

Esse modelo é uma prova de que os motores da Cummins acompanha a evolução social. Com a crescente preocupação com o meio ambiente, o governo implantou políticas de proteção ao meio ambiente (CONAMA), e o motor Cummins Euromec III foi o primeiro motor mecânico a atender às normas de emissões da fase 5 do Conama.

O motor desenvolve 120 hp de potência e têm um custo até 30% inferior aos concorrentes eletrônicos. Além do mais, 12 novos componentes mecânicos foram desenvolvidos especialmente para o Euromec III, fato que reduziu, ao mesmo tempo, o impacto do custo dos motores eletrônicos e a emissão de gases e material particulado.

O Cummins Euromec III é indicado para uso em micro-ônibus (circulação urbana) e caminhões leves de até 3,5 toneladas de capacidade. Atualmente a fase 5 do Conama aplica-se à todos os ônibus urbanos e veículos diesel de acordo com a legislação brasileira vigente.

Motor Euromec C – 2005

O Cummins Euromec C é fruto do sucesso da famosa linha de motores Série C da Cummins, que funciona numa faixa de potência mais baixa e trabalha mais solto. Esse modelo foi desenvolvido para usuários com cargas menores de 23 toneladas e que usam o veículo em trajetos mistos (urbanos e rodoviários).

O Euromec C é o segundo motor da família Cummins Euromec e a exemplo do Euromec III, também atende à legislação de poluentes (CONAMA), sem que isso comprometa o custo no investimento da aquisição do equipamento.

Esse modelo de motor cummins tem 6 cilindros em linha, 8268 cilindradas, sistema de injeção mecânica e potência de aproximadamente 210 cv. O Euromec C tem alta durabilidade e confiabilidade, fatores que proporcionam grande economia nas manutenções.

Motor ISC – 2006

Os motores ISC Cummins também surgiram apoiados no sucesso da linha de motores da série C da Cummins, apresentando, principalmente, maior durabilidade e facilidade na manutenção.

Entretanto, esse modelo também carrega as vantagens da moderna família de motores eletrônicos Interact, desenvolvida pela empresa desde os anos 90. Os recursos eletrônicos da linha Interact permitem uma operação mais eficiente do motor através de diagramas elétricos e um software incluso.

Além do mais, o motor ISC Cummins é dotado de diversos parâmetros que ajudam até mesmo na gestão dos negócios do usuário, como por exemplo, definir rotas mais econômicas através dos dados fornecidos pelo sistema que registra todos os eventos em diferentes viagens.

Lançamento da linha de motores QSB, QSC e QSL – 2008

Com sede de inovação, no ano de 2008 a Cummins trouxe ao mercado 03 novos modelos de motores:

Motor QSB – 2008

O motor cummins QSB é eletrônico e seu desenvolvimento foi apoiado no sucesso que a linha de motores série B fez entre os usuários. O Motor QSB Cummins vem com intercooler e turbos que proporcionam alto desempenho, além de controles eletrônicos sofisticados, resultando em confiança ao motorista, além da durabilidade – marca registrada dos motores Cummins.

O modelo QSB atende às normas de emissões Tier III, além de ser equipado com a tecnologia triple power, que disponibiliza três curvas de potência, garantindo um desempenho do motor em alta potência com menor consumo de combustível.

Motor QSC – 2008

A linha de motores QSC, assim como os outros motores eletrônicos Cummins, é referência em produtividade e durabilidade.

Ele possui uma carcaça de engrenagem incorporada ao bloco do motor e aos anéis dos pistões. Essa carcaça é fabricada com material especial que aumenta a resistência do motor. Talvez essa característica seja a chave do sucesso do motor Cummins QSC.

O controle eletrônico integral do QSC Cummins conversa com outros componentes do sistema e aperfeiçoa as operações do motor. Além do mais, o motor conta com o turbo Wastegate HX40, desenvolvido e aperfeiçoado para elevar a potência e o torque do motor ao máximo.

Vale lembrar que o bloco desenhado para ser robusto, além de reduzir o ruído e a vibração, possui passagens integradas que substituem mangueiras e eliminam vazamentos.

Motor QSL – 2008

O motor Cummins QSL vem equipado com o Módulo de Controle Eletrônico, totalmente programável para que o usuário especifique parâmetros de desempenhos levando em consideração as condições e as circunstâncias do trabalho que será executado.

Esse modelo de motor Cummins opera em aplicações industriais, agrícolas, construção e mineração com tecnologia avançada sem deixar de lado a durabilidade e a confiança tradicional dos motores Cummins.

O QSL atende às normas de emissões Tier III e possui potência variável entre 280 e 365 cavalos e elevação de torque de até 50%.

Lançamento do motor ISL e motor ISF – 2009.

No ano de 2009 a Cummins continuou evoluindo e agitou o mercado ao apresentar dois novos modelos de motores.

Motor ISL – 2009.

O cummins ISL é um motor eletrônico ideal para o usuário que almeja economia de combustível aliada a confiança e durabilidade elevada. As 24 válvulas do motor garantem resposta rápida no funcionamento do pistão e dos injetores de combustível, melhorando o torque.

Além de tudo, o motor é conhecido pela elevada vida útil, pois foi desenhado com um novo modelo de carcaça da engrenagem, ligada diretamente ao bloco. Isso torna o motor mais resistente e produz menos ruído e vibração.

Motor ISF – 2009

O modelo ISF Cummins tem duas versões (cummins isf 2.8 e 3.8 litros) com potência de até 170 cv. Com 04 cilindros, foi projeto para atender o público com veículos de até 9 toneladas.

A engenharia térmica avançada presente no motor possibilita a redução do sistema de resfriamento, tornando o Motor Cummins ISF mais compacto e mais leve quando comparado aos seus concorrentes. Além do mais, a engenharia avançada facilita na manutenção do Motor de Caminhão Cummin ISF.

Motor ISG – 2013

O Motor de caminhão ISG foi lançado recentemente e demonstra na prática toda a sua força e desempenho. Com peso relativamente baixo (860 kg), o motor Cummins ISG é indicado para caminhões acima de 45 toneladas. O ISG segue um novo conceito de desenvolvimento para os mercados globais e sinaliza um novo padrão de plataforma global de motores pesados.

Nesse tipo de motor Cummins você terá potência de até 510 hp oferecido por meio de um pacote compacto e leve. O motor atende às diversas normas internacionais em requisitos de emissões, como a Euro 5, Euro 6, EPA 2017, e é a solução da Cummins para serviços de longa distância.

MOTOR CUMMINS É NA TUTTONLINE

Motor de caminhão a venda

Na Tuttonline você encontra profissionais com anos de dedicação ao mercado de peças para caminhões. Por aqui sabemos o que é melhor para seu caminhão ou ônibus. Trabalhamos com toda linha de peças e acessórios para modelos de caminhões e ônibus.

Mantenha contato com nossa equipe e tire todas suas dúvidas. Por aqui você encontra motor de caminhão Volkswagen e Ford, além de todos os outros componentes para manter seu caminhão no caminho certo. Trabalhamos com toda linha de caminhões Ford e Volkswagen.

Acesse nosso site e conheça nossos produtos. Parcelamos em até 12 x e entregamos para todo o Brasil. Confie seu caminhão a profissionais qualificados. Conheça mais sobre a Tuttonline!

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

desenvolvido por