A Tuttonline
31/01/2019
Se você estiver com problemas para engatar a marcha do caminhão, talvez o problema não esteja especificamente no seu modo do operação. Alguns problemas mecânicos podem causar dificuldade no engate das marchas, como, por exemplo, os problemas na alavanca de câmbio.
A alavanca do câmbio do caminhão é facilmente identificada. Ela pode até passar despercebida para os leigos – em contrapartida, é facilmente personalizada pelos motoristas mais entusiastas, mas vale lembrar que sua contribuição para o funcionamento do caminhão é de extrema importância e vai bem além.
É fácil compreender a importância da alavanca de câmbio. Antes de tudo, é preciso entender que ela é ligada diretamente às engrenages do câmbio manual do caminhão, e, por consequência, deve trabalhar em harmônia com este sistema.
O câmbio manual é o componente do caminhão que permite ao condutor escolher as marchas do veículo. Ele é composto por um complexo sistema de engrenagens que se encaixam harmoniosamente conforme o condutor precise de maior ou menor velocidade ou torque.
Ao permitir que o condutor escolha a melhor marcha para a ocasião, o câmbio manual também possibilita que o caminhoneiro obtenha maior eficiência e menor consumo de combustível com relação ao tempo de deslocamento.
Daí vem a importância da alavânca do câmbio, pois ela é o componente que permite ao condutor do caminhão encaixar estas engrenagens manualmente, possibilitando que o motorista opte pela marcha mais apropriada para determinada ocasião.
A marcha escolhida é selecionada a partir do posicionamento da alavanca de câmbio do caminhão, estrategicamente instalada do lado do motorista. A alavanca é a responsável por facilitar o engate da marcha através do mecanismo de seleção e engate da caixa de câmbio.
Importante lembrar que essa ação se dá através da ação em conjunto da alavanca de câmbio com a embreagem do caminhão, que tem a função de interromper o torque do motor, permitir o engate da próxima marcha de maneira eficiente.
Marcha dura para engatar
A alavanca de câmbio quebrada pode dificultar na hora de trocar de marcha, mas a alavanca dura também pode indicar um problema na caixa de câmbio. Os profissionais do ramo ditam que, geralmente, o câmbio duro do caminhão pode ser causado por desgate ou defeitos da embreagem, mas ressaltam que esse cenário não é uma regra.
Existem outras áreas que devem ser consideradas para diagnosticar o problema de alavanca de câmbio dura, como os trilhos de mudanças da marcha que podem estar desalinhados ou danificados, os cabos desgastados, rolamentos desgastados, etc…
Quando os rolamentos estão desgastados, por exemplo, o câmbio oferece dificuldades para trocar de marcha porque um câmbio manual utiliza rolamentos de roles de agulhas entre as engrenagens do câmbio. Esse tipo de rolamento, resumidamente, permite que as engrenagens girem livremente.
Se não houver manutenção do câmbio manual, o deslocamento dos rolamentos será sem lubrificação e, ao invés de girar livremente, a engrenagem girará junto com o eixo, causando dificuldades para trocar de marcha.
Entretanto, se mesmo com a manutenção preventiva em dia a alavanca do câmbio continua dura, talvez seja necessário um diagnóstico mais profundo de um profissional especializado. Previna-se para não ficar com sua máquina parada no trecho!
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