A Tuttonline
14/02/2019
Ranking de vendas fica estável, mas com mudanças na participação
O ano passado não
movimentou o ranking de vendas de caminhões, que
permaneceu estável na comparação com 2016. Aconteceram, no entanto, mudanças
importantes na participação de cada montadora no mercado, que enfim voltou a
crescer e avançou 2,7% para 51,9 mil unidades. A Mercedes-Benz seguiu na
liderança do segmento com 15,1 mil veículos vendidos, volume estável na
comparação com o ano anterior. A questão é que o reinado da marca começa a
ficar ameaçado já que a performance sem incrementos foi o suficiente para que a
empresa perdesse um ponto porcentual de market share, que encolheu para 29% no
ano.
Assim, a MAN/VWCO, vice-líder de vendas de caminhões, conseguiu
chegar um tanto mais perto da concorrente, com 27,3% de presença no segmento em
2017, porcentual estável. A empresa que oferece no mercado nacional veículos das
marcas MAN e Volkswagen entregou 14,2 mil unidades no Brasil em 2017, com
evolução de 3,8% na comparação com o resultado de 2016. A companhia pretende
fortalecer ainda mais o movimento ascendente este ano com as vendas da nova
linha de caminhões Delivery.
A Ford permaneceu como a terceira marca de caminhões
mais vendida do Brasil, com 7,8 mil veículos. A companhia é mais uma a manter
volume estável e, assim, registrar leve queda, da ordem de 0,4 ponto
porcentual, em sua participação de mercado, que encerrou o ano em 15%.
VOLVO E SCANIA SÃO AS QUE MAIS CRESCEM
As vendas de caminhões pesados foram as que tiveram maior crescimento ao longo
do ano, de 23,4% para 18,7 mil unidades. As suecas Volvo e Scania, especialistas no segmento,
surfaram nessa onda e tiveram boa performance no ano. A Volvo manteve a quarta
colocação em vendas de caminhões, com 5,9 mil veículos entregues no mercado
local, com incremento de 6%. O market share da marca subiu 0,3 ponto
porcentual, para 11,4%.
A Scania foi a quinta mais vendida e a empresa que mais conquistou participação
de mercado em 2017. A companhia conquistou 2,6 p.p. e respondeu por 11% dos
caminhões vendidos no Brasil. Foram licenciados 5,7 mil veículos da marca,
volume expressivos 35,5% superior ao registrado no ano anterior.
IVECO PERDE ESPAÇO, DAF CONSOLIDA CRESCIMENTO
A Iveco permaneceu como a
sexta maior marca de caminhões do País, mas a posição fica cada vez mais
difícil de sustentar. A empresa entregou 1,9 mil unidades no mercado local, com
queda de 25,7%. Assim, encolheu em 1,5 p.p. a participação de mercado, para apenas
3,75%.
No caminho contrário, a novata DAF segue conquistando espaço nas vendas de caminhões no Brasil. Com mil
veículos negociados localmente e alta de 55,7% sobre o volume registrado em
2016, a empresa garantiu a sétima colocação em vendas, com 2% de market share,
porcentual 0,7 p.p. maior do que o do ano anterior.
A brasileira Agrale aparece logo atrás no
ranking de vendas, com apenas 112 caminhões negociados no ano e baixa de 39%. A
participação de mercado da empresa foi de 0,2%. Atrás dela aparecem marcas que
já encerraram suas atividades produtivas no Brasil, como International e Sinotruk, que provavelmente emplacaram em 2017 algumas unidades do estoque que
ainda mantinham localmente.
A Foton, que promete inaugurar fábrica em Guaíba (RS) e por enquanto monta
caminhões na planta da Agrale em Caxias do Sul (RS), vendeu apenas 32 veículos
no Brasil ao longo de 2017.
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