Dicas da Tutto

04/04/2018

O que é, como e quando usar o freio motor

Freio motor

 

O freio motor é uma carcaça acoplada ao tubo de escape com uma borboleta que se fecha quando acionado e faz com que o motor diminua radicalmente a rotação, por isso que ao ser desativado se escuta um barulho de sopro, liberando o ar do escapamento.

É um processo de utilização do próprio motor do veículo para auxiliar a frenagem e consiste na redução da marcha em grandes descidas, controlando a velocidade com o freio.

Esse procedimento também pode ser usado para desaceleração em tráfego normal. Com isso, o motorista tem um maior controle sobre a velocidade, além de aumentar a capacidade de tração e frenagem do veículo.


Como usar ou ativar

Como qualquer manobra de direção, o uso do freio motor requer alguns cuidados. O primeiro deles é somente usar o freio motor em longos declives ou quando estiver em uma situação de trânsito muito lento.

Verifique se está utilizando o giro de motor de forma adequada, para não sobrecarregar a temperatura. Com a redução de uma ou duas marchas, o giro aumentará imediatamente, portanto veja se ele permanecerá na faixa indicada. Isso varia, mas geralmente é recomendado que o indicador permaneça na parte azul do conta-giros.

Somente aplique essa técnica com o carro engrenado, nunca em ponto morto, ou na “banguela”, como muitos ainda utilizam. Se o veículo não estiver engrenado, ele perde o controle de frenagem e tração, podendo resultar em acidentes.

Observe a troca de marchas e o tamanho e acentuação do declive em que está operando. Se o giro do motor aumentar muito, aumente uma marcha. Se notar que o conta-giros e o veículo necessitam de mais tração e frenagem, reduza a marcha.

Descida de serra, por exemplo, quando se aciona o freio motor, o veículo diminui a rotação do giro do motor e isto acaba auxiliando o sistema de freios.

Nos caminhões e ônibus mais novos, o freio motor é acionado automaticamente junto com o freio normal, mas em alguns veículos, para ativar o freio motor, deve se acionar um botão no painel de instrumentos ou uma alavanca multifuncional na coluna de direção, que permite sua utilização individual ou simultânea com o freio de serviço.

O acionamento da borboleta do freio motor é feito por um cilindro pneumático, através de comando eletropneumático.

O freio motor é um sistema de freio auxiliar que deve ser empregado tanto em frenagens prolongadas de longos declives, como para desacelerações em tráfego normal.

A sua atuação ocorre no sistema de escapamento do motor mais precisamente no coletor de escape, por obstrução parcial da alimentação de combustível, em carros eletrônicos através da unidade injetora.

Quando acionado através de um botão no painel, os gases são parcialmente retidos dentro da câmara de combustão (camisa) diminuindo a velocidade do pistão, e com isto, a velocidade do veículo vai se reduzindo.

Já o Retarder é um freio auxiliar de alto rendimento capaz de desacelerar veículos de grande tonelagem com total segurança e efetividade. Quando utilizados de forma correta, os sistemas de freios auxiliares tornam a condução mais fácil e os desgastes do sistema de freios diminuem consideravelmente, gerando durabilidade e economia.

Quando o assunto é freios auxiliares, pode haver configurações diferentes aos IOS e o acionamento de freios auxiliares. Todos os modelos equipados com Retarder, sempre trabalha em conjunto com Top Brake e freio motor e não como substituto deles.

Apesar de ser um recurso simples, existe muitas dúvidas a respeito do freio motor. Uma delas é o consumo. Ao sentir o freio motor segurando o caminhão e o giro começando a subir, muitos tem essa impressão de que se está gastando muito combustível e que haja um desgaste prematuro das peças. Entretanto essa impressão é completamente equivocada.

freio motor

Quais as vantagens de se utilizar o freio motor?

A utilização correta do freio motor traz grandes vantagens para o veículo. Primeiramente, você terá maior controle e capacidade de frenagem, o que resulta em mais segurança.

Por não pisar constantemente no acelerador, ocorrerá uma grande economia de combustível. Como não teremos troca de marchas constantes, você poupa os componentes da caixa de câmbio e, obviamente, da embreagem. O mesmo ocorre com os freios: como ele não será utilizado o tempo todo, teremos um desgaste menor em todo o sistema, do pedal às pastilhas.

Muitos condutores pensam que a utilização do freio motor provoca um desgaste dos componentes do motor em giros mais altos, mas respeitando-se a velocidade e trocando as marchas no momento correto, ele terá um desgaste igual ou até menor.

Como garantir o melhor funcionamento?

De nada adianta saber qual é o momento de utilizar o freio motor, observar a hora certa de trocar a marcha e avaliar a situação do conta-giros, se os componentes do caminhão não estiverem em boas condições.

O motor deve estar com níveis de água e óleo corretos e não deve estar superaquecido. Lembre-se de deixar pastilhas e disco dos freios em dia, pois mesmo sendo menos utilizados nessa situação, esses itens podem comprometer todo o procedimento.

O mesmo vale para o sistema de embreagens, que deve estar funcionando corretamente, assim como o estado e pressão dos pneus. Esse é um procedimento que só funcionará bem em conjunto.

Apesar de ser um assunto cercado de mitos, o uso do freio motor traz mais força de tração e capacidade de frenagem ao veículo, deixando as viagens em grandes declives bem mais seguras.

Usar o freio motor prejudica seu veículo?

Entre as diversas dúvidas sobre o assunto, podemos destacar algumas: o freio motor danifica os coletores do escapamento? Superaquece o motor do caminhão? Causa problemas para sugar o óleo do cárter? Danifica o motor? Aumenta o consumo?

A resposta para todas as perguntas acima é “não”. Na verdade, o correto uso do freio motor auxilia na redução da velocidade do veículo com maior segurança, além de tornar as descidas e viagens mais rápidas e diminuir o consumo de combustível.

 

Resumo geral

Usado de um modo correto, o freio motor ajuda:-

  • Reduzir o consumo de combustível, sem acionar o pedal do acelerador, não há ingestão de combustível.
  • Preserva o sistema de freios de seu caminhão, pois são menos utilizados.
  • Reduz o risco de acidentes, já que há aumento de eficiência de frenagem do veículo.

 

O momento correto de se usar o freio motor é em descidas, tanto para manter ou reduzir a velocidade do caminhão. Não se deve ficar preocupado com o aumento de giro do motor, basta mantê-lo dentro de seu limite e utilizando o

freio para auxiliar.

Outra dúvida frequente é deixar o freio motor ligado mesmo não estando em uma descida, será que isto pode prejudicar o funcionamento do motor ou interferir no desempenho ao mudar de marcha?

Na realidade, deixar o freio motor constantemente ligado, além de não interferir no desempenho do motor, por se tratar de um freio auxiliar, como ajuda a preservar os freios, evitando um desgaste prematuro de seus componentes, aumentando assim o tempo de vida útil dos pneus.

 

O freio motor faz baixar o nível de óleo?

A resposta é : Não. Se o nível de óleo estiver baixando, deve-se procurar uma oficina especializada para se detectar o vazamento.

 

Qual é a forma correta de usar o freio motor, quando estiver numa descida carregado?

Como o freio motor é um sistema de freio auxiliar, ele deve ser acionado em frenagens prolongadas ou em desaceleração em tráfego normal.

Quanto mais reduzida for a marcha em sua caixa de mudanças, maior será a eficiência do freio motor. Sua utilização além de poupar os freios de serviço, lhe auxilia numa eventual emergência. O ideal é que a rotação do motor seja mantida na faixa adequada de sua atuação, assegurando o bom funcionamento do freio motor, sem riscos de danificar o motor do seu veículo.

 

Pode se usar o freio motor durante chuvas?

Não há nenhuma restrição quanto ao uso do freio motor em pistas molhadas.

 

Qual o giro ideal para se utilizar o freio motor?

O giro ideal de uso do sistema auxiliar de freio varia de modelo para modelo, de acordo com o torque de cada um. No caso do Euro V, é manter na faixa verde do econômetro.

 

Como já dissemos, o freio motor é essencial para declives e desacelerações, porém é um item cercado de dúvidas quanto a sua utilização.

Para algumas pessoas, além de consumir mais combustível, ele superaquece e danifica outros componentes do motor, coletor de escape e aumenta a pressão do carter de óleo.

Nenhuma das informações procedem, visto que o freio motor é comprovadamente um meio seguro na condução do seu veículo.

Em alguns modelos mais novos, o seu acionamento é automático, mas nos veículos antigos, precisa ser manualmente ativado por um botão no painel ou na alavanca perto do volante.

A dúvida mais comum é o consumo de combustível, sem pisar no pedal não há ingestão de combustível. O bom uso do freio motor ajuda a reduzir o consumo, ajuda a preservar os freios, por serem menos utilizados, e você economiza com manutenções.

Quanto ao superaquecimento, se considerarmos que os outros componentes do motor estão funcionando de forma normal, a variação de temperatura causada pelo uso do freio motor é totalmente insignificante.

Na maioria do superaquecimento do motor é em razão da válvula termostática

que não está funcionado, Muitos motoristas removem esta peça, e isto pode superaquecer em aclives onde se exige maior potência do motor.

Quanto ao coletor de escape, sua única função é canalizar os gases de escape para os sistemas de exaustão, evitando que a contrapressão causada funcionamento normal dos pistões no curso de escape, drene a potência gerada no curso de combustão e não prejudique o funcionamento do motor.

É no carter que o óleo lubrificante fica acumulado, e para alguns, o freio motor aumenta a pressão comprometendo a viscosidade, prejudicando assim a capacidade de ele ser puxado pela bomba de óleo. Na verdade o óleo é preparados para aguentar condições bem mais severas, do que um aumento de pressão pouco significativo causado pelo trabalho mais forte do motor. O que realmente estraga o motor é não fazer as trocas regulares, a medida que o óleo faz o seu trabalho e absorve as impurezas e resíduos do motor, ele escurece e perde suas características. O uso do freio motor em veículos de carga é especialmente indicado para declives, para dar ais segurança, tração e controle de velocidade ao motorista. Ao acionar o freio motor, é importante não fazer uma redução de velocidade brusca que poderia prejudicar as engrenagens da caixa de mudanças, como em qualquer situação. E para garantir a suavidade e evitar o desgaste desnecessário do motor, é sempre importante ficar de olho no conta giros e evitar que a rotação atinja níveis muitos elevados. Cada veículo possui sua faixa de rotação ideal para uso do freio motor, os fabricantes especificam essa faixa de rotação para o uso com maior eficiência sem danos aos demais componentes.

Mas é necessário entender que para uma direção segura, ele deve ser usado em combinação com os freios regulares do caminhão ou carreta. É pisando no freio que o motorista controla os giros do motor sem nenhum risco para o veículo, e ficar bombando o pedal de freio não vai funcionar muito bem, ainda mais se a carga for muito pesada.

 

 

Um Fato interessante

Li uma reportagem de um repórter que fez uma avaliação de força do motor de 326 cv que, aliado a um câmbio de 16 marchas, movimenta com decisão o caminhão pesado da Mercedes Axor 1933. O teste foi a de descer a serra que liga São Paulo à cidade litorânea de Santos, ao final constatou: ele não pisou uma única vez no freio do caminhão e desceu com segurança absoluta

É quase impossível de se imaginar um caminhão descendo a serra da capital para o litoral de São Paulo sem que o motorista pise uma única vez no freio. Pois pode acreditar: isso é possível. A reportagem acompanhou todo o trajeto a bordo de um modelo Axor 1933 com motor de 326 cv e carregando 25 mil kg de areia. Partiram de Taboão da Serra (SP) e pegaram a rodovia Anchieta em direção a cidade de Santos. O motorista não freou uma única vez, e desceu a serra em 20 minutos usando o freio-motor, ou melhor, o Top- Brake adicional, e as melhores marchas para cada situação.

Assim que entramos na rodovia Pedro Taques, bem no pé da serra, encostaram o veículo para verificar a temperatura dos freios. O repórter encostou a mão no disco sem queimá- la. Estava quente, mas suportável, o que representa economia de motor, de freio, de pastilha, de disco, de diesel e de tempo.

Usando a marcha adequada, o próprio motor se encarrega de segurar o caminhão, sem a necessidade da atuação do freio convencional de pedal. Por isso, os freios estavam frios ao final da descida da Serra do Mar. Solução simples e inteligente

 

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