Dicas da Tutto

23/04/2018

Caixas Câmbio RT – Não Sincronizadas

Caixa não-sincronizada do Ford Cargo

Os principais atributos que garantem a eficiência de uma caixa de câmbio são a sua facilidade de operação, de manutenção e sua resistência. Os caminhões da linha Cargo da Ford utilizam um tipo de caixa capaz de proporcionar esses benefícios para o motorista, fornecidas pela Eaton, as transmissões RT têm como característica a ausência de anéis sincronizadores e são conhecidas no mercado como caixas não-sincronizadas.

A caixa em detalhe é a Eaton RTLO-14918B, de dezoito marchas a frente e quatro a ré, equipamento original dos caminhões Cargo 4331s e 4432e. Sem os anéis sincronizadores, que fazem o trabalho de frenagem das engrenagens na hora de mudar de marcha, a caixa RT trabalha com dois contra eixos e uma caixa auxiliar, que faz a multiplicação das marchas (“split”) por meio de um botão na parte da lateral esquerda da alavanca, e a seleção de caixa alta/baixa, através do botão situado na parte frontal da alavanca. O seletor de engate tem comando pneumático e a alavanca de mudanças permite nove movimentações que efetuam todo o ciclo de engates.

Por não ter anel sincronizador, o motorista deve trocar de marcha no tempo certo da rotação do motor. A vantagem é que a falta de anéis permite que haja espaço entre as engrenagens, que têm estruturas mais largas, logo, mais resistentes e mais duráveis.

O conjunto da caixa RTLO-14918B é composto por duas partes, ou seja, duas caixas de transmissão no mesmo equipamento, através do qual as marchas se sobrepõem, ou seja, a 5ª e a 1ª funcionam a partir da mesma engrenagem, bastando acionar o seletor de caixa alta/baixa. A primeira sessão tem seis engrenagens acionadas através da alavanca de mudanças, enquanto a segunda caixa possui três conjuntos de engrenagens acionadas por pressão de ar.

Funcionamento da caixa

A caixa de mudanças RTLO-14918B tem 18 marchas a frente e 4 marchas a ré, sendo formada pelas caixas principal e auxiliar, que contém as engrenagens HI (alta) e LO (baixa) e as engrenagens de sobre marcha “split” alta e baixa.

O dispositivo seletor de sobre marcha – tecla Split, permite dividir em duas faixas de torque – L ou H – cada uma das marchas, seja no regime de caixa baixa (LO, 1ª, 2ª, 3ª e 4ª), ou no de caixa alta (5ª, 6ª, 7ª e 8ª).

Assim, cada uma das marchas no regime de caixa baixa (LO) pode ser dividida em duas, alternando a posição da tecla “split”, proporcionando 10 relações de marchas progressivas para o regime de caixa baixa. Assim, como as quatro marchas do regime de caixa alta (HI) também são divididas, somam mais 8 marchas, totalizando 18 marchas a frente.
Manutenção

A manutenção e a durabilidade dependem da operação na qual o caminhão trabalha. “As trocas de óleo e filtros devem ser realizadas dentro dos prazos determinados pelo manual do proprietário, lembrando que cada aplicação tem seu plano de manutenção específico”.

A durabilidade da caixa depende muito de como o motorista opera o caminhão e a revisão do conjunto é necessária quando existir dificuldades de engatar uma marcha.

Se o problema estiver no engate da caixa alta para caixa baixa, o defeito pode estar no filtro secador e regulador do sistema pneumático, lembrando que umidade no circuito pode causar contaminação. A limpeza da peça – se estiver entupida – deve ser feita com querosene e ar comprimido para secar.

Sempre que o caminhão chega numa oficina com sintomas de avarias no câmbio, o primeiro procedimento é checar a pressão do sistema pneumático e das válvulas.

Se for constatado vazamento de óleo, antes de desmontar o conjunto, verifique o respiro está em ordem. Para isso, selecione a caixa alta e observe se não há vazamento de ar pelo respiro.

A recomendação da montadora é drenar todo o ar e fluído do sistema antes de trabalhar nessa transmissão. Também é extremamente importante observar a plaqueta de identificação, localizada na parte lateral inferior da caixa, que traz todas as informações sobre o modelo, tipo e identificação para peças de reposição. Além disso, é imprescindível o uso de componentes originais, ferramentas especiais e equipamentos apropriados. Todas as juntas devem ser substituídas por novas.

Outra característica importante é a facilidade de trocar as engrenagens, pois não tem como montar errado, é fácil de retirar e de recolocar.

 

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