A Tuttonline
01/02/2019
Cuíca de freio Ford e cuíca de freio de caminhão vw (Volkswagen) com os melhores preços você só encontra na Tuttonline. Por aqui temos as melhores soluções para ônibus e caminhões Ford e Volkswagen, com entrega rápida para todo o Brasil e preços imbatíveis.
O colega estradeiro sabe que com o freio do caminhão não se brinca. Além de manter os componentes do freio com a manutenção em dia, como as pastilhas, sapata, discos e lona do freio, é de extrema importância que o sistema de freios, como um todo, esteja em perfeito funcionamento.
Nesse contexto é imprescindível manter a cuíca de freio do caminhão com a manutenção em dia, pois o papel que ela desempenha no conjunto do freio do veículo é fundamental, como veremos mais abaixo.
Portanto se você perceber a cuíca de freio vazando ou algum outro problema na peça é muito importante procurar ajuda profissional para evitar maiores transtornos no trecho! Lembre-se: A sua segurança vem sempre em primeiro lugar.
Cuica de freio como funciona
As cuícas de freio também são conhecidas como cilindros de freio ou atuadores de freio. Geralmente são encontradas nos eixos traseiros e dianteiros dos caminhões e são as responsáveis por parar e manter o caminhão em repouso. Elas possuem molas que interagem com a lona, sapata e o tambor do freio.
Quando o veículo está em movimento ele produz pressurização que comprime essa mola da cuíca do freio. Ao ser liberada essa pressão, ou seja, ao pisar no freio ou com o veículo parado, a mola é descomprimida, repassando a força necessária para frear e manter o caminhão parado.
Como instalar cuica de freio?
A instalação da cuíca de freio carreta deve ser realizada por um mecânico habilitado, para evitar maiores transtornos, tendo em vista que compõe o sistema de freios, essencial para a segurança do caminhoneiro e integridade do caminhão.
Existem dois tipos de cuícas de freio para caminhão: As câmaras (cuícas) de serviço, geralmente encontradas nos eixos dianteiros dos caminhões e que interagem somente com o freio de serviço do caminhão; e a cuica de freio estacionário, que além de frear o caminhão, também são as responsáveis por manter o caminhão em repouso.
As cuícas estacionárias – ou cuica de freio dupla – possuem alimentação independente da cuica de freio simples. Quando o motorista aciona a alavanca de comando, por exemplo, automaticamente é liberado o ar para as cuícas de freio de estacionamento, liberando as rodas do caminhão. Já se a pressão cair, as sapatas se abrem e prendem as rodas. Interessante, não?
Como destravar uma cuica de freio
A cuica de freio a ar pode ser destravada manualmente por profissionais especializados. É muito importante que esse procedimento seja realizado por um profissional habilitado, pois a mola da cuíca do freio pode estar tencionada, oferecendo risco físico assim que for aberta a cuíca do freio.
Além do mais, a mola da cuíca também pode ser comprimida mecanicamente através de um parafuso presente na peça. Isso pode ser necessário para contornar falhas no sistema pneumático de estacionamento, por exemplo, liberando as cuícas de freio manualmente. Esse mesmo parafuso permite a manutenção do freio.
Cuica de freio preço
Se você procura por cuícas de freio com preço baixo e garantia de qualidade, consulte a equipe Tuttonline! Considere a opinião de especialistas! Mantenha contato com nossa equipe e solicite um orçamento.
Além dos melhores preços, parcelamos nossos produtos em até 12x e entregamos peças de caminhão para todo o Brasil! Venha para a Tuttonline e conheça as melhores soluções para caminhões e ônibus!
Compartilhe:
desenvolvido por