Dicas da Tutto

28/03/2018

Já verificou seu sistema de freios hoje?             

O sistema de freios é um dos componentes mais importante de qualquer veículo quando o assunto é segurança. O mau funcionamento do sistema pode ocasionar graves acidentes a seu condutor e a terceiros.

A maior parte dos veículos de carga, utilizam a lona de freios, item essencial para garantir uma frenagem de acordo com o esperado. A manutenção deste item é primordial para que seu veículo chegue a seu destino com segurança.

Quando fizer a troca do jogo de lonas é necessário substituir os dois lados do eixo, não devendo utilizar marcas e materiais diferente, a utilização de dois tipos de lona pode levar a consequências graves.

As lonas de freio são fabricadas de um composto de fibras sintéticas, metais e resina, podendo variar seu grau de dureza, quanto mais dura e resistente ao atrito, maior sua eficiência no processo de frenagem.

Lonas feitas com materiais mais duros respondem melhor a altas temperaturas, mantendo um bom funcionamento mesmo acionadas seguidamente, porém causa um desgaste prematuro nos tambores de freio.

Vários fatores podem ocasionar o mau funcionamento das lonas, como o superaquecimento, desgaste irregular, trepidação e ruídos durante a frenagem ou até mesmo a quebra da lona com o veículo em movimento.

Para se evitar tais problemas é sempre bom fazer uma manutenção preventiva a cada 5.000 km ou a cada seis meses, devendo levar em consideração a forma de utilização.

Ao efetuar a troca das lonas, aproveite para verificar outros itens que fazem parte do sistema, como molas de patins, roletes, travas, cilindros de roda e tambor de freio.

Os tambores de freio também é um item que exige uma atenção especial.

Normalmente entre uma troca de lona, a superfície interna do tambor precisa passar por uma retífica para tirar qualquer anormalidade ocasionada pelo desgaste, caso isto ocorra, deve se usar um Jogo de lonas sobre medida “1X” com uma parede mais grossa para substituir a quantidade de material retirado. Não é recomendado um segundo repasse no tambor de freio e se na troca seguinte houver a necessidade de uma nova retífica, faça a opção pela substituição do tambor com jogos de lonas STD.

Para a fixação das lonas nos patins, prefira sempre arrebites de aço ou latão, muitos aplicadores utilizam os arrebites de alumínio devido ao baixo custo e de fácil manuseio, porém possuem baixa resistência e elasticidade ocasionando o desprendimento das lonas e o comprometimento do sistema de freio.

 

 

 

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