Dicas da Tutto
26/03/2018
O ideal de todo empresário do transporte é manter uma frota nova ou com baixa idade média.
E isso nem sempre é possível, o melhor a se fazer é investir em manutenção preventiva para garantir que seus veículos estejam sempre em boas condições.
Segundo dados de consultoria, a manutenção preventiva pode sair até 45% mais barato o que a manutenção corretiva.
Outro dado importante segundo o Ministério dos Transportes, é que 30% dos acidentes de trânsito no Brasil são causados pela falta de manutenção nos veículos.
Para o empresário do transporte, manter sua frota em bom estado deixou de ser uma opção e virou uma necessidade, além da redução de custos provida pela conservação dos veículos, a manutenção preventiva traz uma série de outros benefícios.
O chamado trem de força que são câmbio, motor e diferencial, devem ter a atenção redobrada devido ao alto custo de manutenção e dias e dias parados em uma oficina.
Algumas dicas que ajudam a entender quando se deve fazer uma manutenção preventiva:
– Verifique e troque o óleo do motor
O óleo é responsável pela lubrificação do motor, devido o atrito das peças móveis como virabrequins, pistões, bielas, o nível de óleo baixo, aumenta os atritos e consequentemente o degaste das peças interna do motor
– Ruídos na caixa de mudanças (Câmbio)
A caixa de mudanças também necessita de lubrificação e seu nível de óleo deve ser sempre acompanhado. Fique atento a qualquer ruído estranho na troca de marchas, isto é sinal para uma parada preventiva.
– Arrefecimento do motor ( Refrigeração )
Válvula termostática, bomba água, reservatório e aditivos devem ser verificados periodicamente.
Importante também verificar se não há vazamento de água ou umidades por mangueiras, selos do motor ou tampas de radiador.
Para assegurar um bom funcionamento do sistema de freios é necessário verificar se há vazamento de ar pelas mangueiras do compressor, válvulas do sistema de freio, reservatórios ou balões de ar.
Detalhe importante:- Drenar o sistema com frequência para que a água acumulada pela compressão de ar não danifique os reparos das válvulas.
Pode ocorrer a mistura de água no combustível devido a umidade do ar e isso causa sérios problemas ao motor. Neste caso deve se fazer uma drenagem no tanque e uma verificação em toda linha de alimentação.
Itens básicos que precisam ser sempre avaliados e trocados quando necessários como: Lâmpadas, lentes, lanternas, palhetas e braços do limpador de para brisa, fusíveis, correias de alternador, chaves de seta, bateria entre outros.
Checklist feito, então, Boa Viagem
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