Dicas da Tutto

26/03/2018

Manutenção Preventiva adote esta ideia para o seu caminhão

O ideal de todo empresário do transporte é manter uma frota nova ou com baixa idade média.

E isso nem sempre é possível, o melhor a se fazer é investir em manutenção preventiva para garantir que seus veículos estejam sempre em boas condições.

Segundo dados de consultoria, a manutenção preventiva pode sair até 45% mais barato o que a manutenção corretiva.

Outro dado importante segundo o Ministério dos Transportes, é que 30% dos acidentes de trânsito no Brasil são causados pela falta de manutenção nos veículos.

Para o empresário do transporte, manter sua frota em bom estado deixou de ser uma opção e virou uma necessidade, além da redução de custos provida pela conservação dos veículos, a manutenção preventiva traz uma série de outros benefícios.

O chamado trem de força que são câmbio, motor e diferencial, devem ter a atenção redobrada devido ao alto custo de manutenção e dias e dias parados em uma oficina.

Algumas dicas que ajudam a entender quando se deve fazer uma manutenção preventiva:

 

– Verifique e troque o óleo do motor

O óleo é responsável pela lubrificação do motor, devido o atrito das peças móveis como virabrequins, pistões, bielas, o nível de óleo baixo, aumenta os atritos e consequentemente o degaste das peças interna do motor

– Ruídos na caixa de mudanças (Câmbio)

A caixa de mudanças também necessita de lubrificação e seu nível de óleo deve ser sempre acompanhado. Fique atento a qualquer ruído estranho na troca de marchas, isto é sinal para uma parada preventiva.

– Arrefecimento do motor ( Refrigeração )

Válvula termostática, bomba água, reservatório e aditivos devem ser verificados periodicamente.

Importante também verificar se não há vazamento de água ou umidades por mangueiras, selos do motor ou tampas de radiador.

caminhão

– Freios

Para assegurar um bom funcionamento do sistema de freios é necessário verificar se há vazamento de ar pelas mangueiras do compressor, válvulas do sistema de freio, reservatórios ou balões de ar.

Detalhe importante:- Drenar o sistema com frequência para que a água acumulada pela compressão de ar não danifique os reparos das válvulas.

– Tanque de combustível

Pode ocorrer a mistura de água no combustível devido a umidade do ar e isso causa sérios problemas ao motor. Neste caso deve se fazer uma drenagem no tanque e uma verificação em toda linha de alimentação.

– Elétrica

Itens básicos que precisam ser sempre avaliados e trocados quando necessários como: Lâmpadas, lentes, lanternas, palhetas e braços do limpador de para brisa, fusíveis, correias de alternador, chaves de seta, bateria entre outros.

Checklist feito, então, Boa Viagem

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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