A Tuttonline
04/02/2019
Diferencial
Você sabe para que serve e como funciona o diferencial do caminhão? O complexo sistema de engrenagens do diferencial precisa de cuidados específicos para garantir a segurança e evitar gastos desnecessários para a turma do trecho.
O amigo caminhoneiro já sabe que para realizar uma viagem tranquila e segura é muito importante que o estradeiro faça uma revisão completa e criteriosa no companheiro de estrada.
Além do motor, pneus, suspensão, filtros, freios, etc, é muito importante que as peças embaixo do cargueiro sejam checadas com carinho. Um desses componentes é o eixo de tração, que recebe as rodas. No meio do eixo está o diferencial, responsável por transmitir a potência do motor para as rodas.
Vamos conhecer um pouco mais sobre o funcionamento do diferencial do caminhão? Fique conosco para saber o que é um diferencial de caminhão e perceber toda a importância desta peça para garantir ao motorista um trecho tranquilo e livre de paradas incomodas nos acostamentos por causa de problemas no diferencial.
Para que serve o diferencial de caminhão
O diferencial do caminhão parece ser uma peça complicada, mas depois que conhecemos o seu funcionamento o cenário fica mais simples. Resumidamente, o diferencial serve para ‘equilibrar’ a energia que é gerada no motor e vai para as rodas. Além disso, o diferencial do caminhão também serve para auxiliar na estrutura que suporta o peso do veículo.
Entretanto, a função de compensação da rotação das rodas é essencial para manter o pesado no trecho e garantir a segurança do caminhoneiro e de todos na estrada. Para entender isso precisamos antes entender que existe diferenças de rotação das rodas quando o veículo entra em uma curva ou está com pneus com diâmetros diferentes.
Explicando melhor, quando um veículo faz uma curva, uma roda está com uma velocidade diferente da outra. Em um caminhão normal, por exemplo, as rodas da frente giram independentes uma da outra; entretanto, as rodas traseiras apresentam uma situação completamente diferente.
Quando duas rodas fazem uma curva paralelamente, a roda de fora tem que rodar mais rápido do que a roda de dentro, tendo em vista que ela precisa percorrer uma distância um pouco maior para manter o equilíbrio. É exatamente nesse momento que o diferencial entra em ação e faz a diferença!
O diferencial para caminhão trabalha suas diversas engrenagens para fornecer potências iguais para as duas rodas traseiras e, através dos semi eixos, permitir que as rodas girem com velocidades diferentes para compensar a distância maior que uma das rodas terá que percorrer.
Essa ação, além de garantir a estabilidade e dirigibilidade, ainda reduz a tensão nos eixos e previne o desgaste irregular dos pneus do caminhão. Incrível, não?
O diferencial do seu caminhão também é útil quando o eixo está equipado com pneus de diâmetros diferentes. Nesses casos, independente de curva, as rodas sempre rodarão com velocidades diferentes para percorrerem a mesma distância. Vale frisar que isso ocorre mesmo em trechos em linha reta.
Apesar de não ser indicado, em casos de emergência o diferencial garantirá o trajeto seguro seu e de seu caminhão até um profissional do ramo.
Componentes do diferencial
As principais partes do diferencial são as engrenagens satélites, as planetárias e os semi-eixos. As engrenagens satélites são ligadas nas planetárias através da cruzeta do diferencial. Por sua vez, as planetárias são ligadas nos semi eixos, responsáveis por girar a roda.
Essas partes do diferencial são as responsáveis por equilibrar a tração conforme o percurso do veículo. Independente se está rodando em linha reta ou curva, as engrenagens satélites sempre funcionam em harmonia.
Nas retas os satélites não se movem, mas numa curva, as velocidades diferentes obrigam as engrenagens satélites a girarem na cruzeta, garantindo velocidades diferentes entre as planetárias, semi-eixos e as rodas.
O eixo cardan é a parte responsável por conectar e transmitir toda a potência do motor do caminhão para a transmissão, que por sua vez repassa para o diferencial através do pinhão ou eixo de entrada do diferencial.
Dicas para evitar problemas com o diferencial
Patinação das rodas, tranco, falta de manutenção do eixo diferencial e impactos por conta do excesso de carga estão entre as causas mais prováveis de problemas no diferencial.
Preste atenção se você está com o diferencial fazendo barulho em curvas ou dando leves trancos em saídas e freiadas… isso pode indicar folga no diferencial e, consequentemente, possíveis problemas no diferencial do caminhão no futuro.
Assim como outras partes do caminhão, a lubrificação também é um dos itens mais importantes para manter o sistema de diferencial de caminhão em boas condições. Isso acontece porque reduz o atrito das peças, dissipando o calor e protegendo o metal da oxidação e corrosão.
É muito importante lembrar que é preciso utilizar o lubrificante correto e no nível indicado – pergunte pro seu profissional de confiança. Já o nível de viscosidade do óleo deve ser checado a cada 2 mil km.
A troca do óleo do diferencial de caminhão é recomendada a cada 160 mil km ou a cada ano de uso. Já se você submete seu pesado a condições extremas de uso, considere a marca de 50 mil km rodados ou seis meses de uso.
Lembre-se que a falta de lubrificação do diferencial, utilização de óleo de má qualidade, nível baixo ou vazamento no pinhão ou cubos da roda podem causar sérios problemas para todo o eixo diferencial do caminhão. Nesse caso é importante se atentar às instruções e especificações recomendadas pela montadora.
O que faz o diferencial quebrar
Fadigas no conjunto do eixo diferencial costumam ser ocasionadas por diversas situações, como instalação errada, má operação do motorista, falta na manutenção, modificação das peças do veículo ou do trem de força, desrespeito aos limites de peso estabelecidos para seu veículo…
Em todas essas situações a parte mais sujeita a sofrer impactos é o semi eixo, e, em diversas dessas situações, acaba quebrando diferencial caminhão. Isso acontece porque o diferencial caminhão pode sofrer fadiga do eixo, fadiga por choque, dentes quebrados, quebra do anel do ajuste do lado da flange e o desgaste do eixo traseiro.
Diferencial de caminhão preço
Mesmo tomando todos os cuidados possíveis com o diferencial, em algum momento ele irá desgastar. Isso é comum em todo tipo de peça de uso contínuo.
Portanto, se você está precisando de diferencial caminhão ford ou diferencial caminhão vw (Volkswagen), consulte quem é especialista no assunto! Elimine o risco de ficar parado no acostamento com o diferencial quebrado.
A Tuttonline é especializada em peças para caminhões e ônibus Ford e Volkswagen. Por aqui você encontrará não só diferencial de caminhão a venda, mas também as melhores soluções para caminhão e ônibus, com preços acessíveis e atendimento personalizado. Além do mais, entregamos nossos produtos para todo o Brasil com muita rapidez e agilidade.
Afinal de contas, a equipe da Tuttonline também é do trecho e sabe da sua urgência! Nos esforçaremos para indicar o melhor caminho possível para você colocar seu pesado nas estradas novamente! Acesse nosso site e confira todas as nossas ofertas!
Compartilhe:
desenvolvido por